Traduzir/Translate/Traducir

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Trabalho Continua!!!

(Everton) Hoje estou aqui para dar continuidade as postagens da TechHunters.
Esta enganado quem pensou que parariamos depois da apresentação a banca do ARHTE. O trabalho só termina com o projeto 100%!!!
Então, continuando, hoje venho apresentar a nossa "Mother Board" pronta, para o controle dos motores do TechPiler.
A brincadeira de chamar a placa de controle de "Mother Board" é por causa do seu tamanho. Ela tem medidas 20X15cm. Então quando os companheiros do laboratório de mecânica viram, nomearam logo de "Mother Board".
O tamanho grande de certo modo é graças a minha inexperiência com softwares de layout. Sempre fiz layout a mão, mas chegou a hora de me aperfeicoar, então utilizei o Proteus para fazê-la.
Contudo ela ter ficado grande não foi ruim de tudo. Ficou fácil a manutenção. E isso é importante!
Principalmente porque quando estava montando-a percebi alguns errinhos que me deram muita dor de cabeça e que seram corrigidos depois em um novo layout.
Vamos ver a placa afinal:


A marca 1 mostra um regulador de tensão chamado 7805. Ele regula tensões de entrada entre 5V a 18V para 5V de saída com corrente máxima de 1A. No nosso circuito ele regula 12V para 5V e alimenta o circuito lógico. O bom dele é também servir como uma proteção contra deslizes rápidos. Exemplo, coloquei a alimentação com os fios do 12V e Gnd trocados. Normalmente queimaria tudo. Nesse caso somente aqueceu o 7805, eu senti o cheiro de curto e desliguei tudo. Mas nem chegou a queimá-lo. Vou adicionar um dissipador a ele.
A marca 2 são resistores de pulldown. Eles não estão no projeto, adicionei agora a noite. A pergunta é: Porque? Como diria Coxinha (personagem de marionete): A eletrônica é uma altarquia, um caminhão cheio de transistor, um monte de processador feito a ouro......
O que aconteceu é que milagrosamente aparecia na entrada dos CI's inversores (7404) uma tensão #$%*& #@ #$%@, onde deveria ser 0V. Assim os contadores (74193) ficavam travados. No proto board isso não acontecia. Depois de revizar o circuito várias vezes pensei: "Será indução?" Então lembrei dos resistores de pulldown. Coloquei e foi certeiro. Adeus tensão maldita. O circuito funcionou!!!
Por falar em CI's, cadê os CI's?
Aí estão:


Sem querer coloquei a posição deles errada no layout (as vezes penso que era melhor continuar desenhando layout a mão). Então eles foram parar ai embaixo.
A marca 3 mostra um local onde esqueci de perfurar para por o jumper. Então como não dava pra furrar mais eu fiz um jumper de fio pra ligar a trilha do terra e ficou tudo ok.

A "Mother Board" está pronta e operacional. Agora é só continuar avançando o projeto. A mecânica está sendo pintada, para depois sofrer os ajustes necessários.
Até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More